Home
Como emagrecer no inverno!
Compulsão,vício por doces!
Emagrecer usando sua imaginação!
Laudo para cirurgia bariátrica
Livro Pense Magro - Judith Beck
Pensemagro
Depoimentos
Orientação on-line !
Pense Magro
Quem Somos
A profissional
História de Sucesso - Rejane Sbrissa
Tabelas
Obesidade
Cirurgia Bariátrica,quando o que se perde é mais que apenas peso.
O que é?
Você sofre de obesidade?
Obesidade Infantil
Obesidade na Adolescencia
Nutrição
Disturbios Alimentares
Você se Conheçe?
Auto Imagem
Fome Fisica x Fome Emocional
Como Emagrecer
Diabetes
Orientação Nutricional
Testes
Adolescentes
Pronto para Manter o Peso?
Sua Auto Imagem
Você se conhece?
Receitas Pense Magro
Fale Conosco
 
Nutrição - Chocolates
"Conheça um pouquinho mais sobre os Chocolates"
 
A palavra chocolate é derivada da expressão asteca "xocolatl", que quer dizer "água amarga". Os astecas preparavam o chocolate com o pó das sementes do cacau cozido na água e temperado com especiarias picantes. Para os astecas o cacau era muito valioso, eles acreditavam que a árvore do cacau foi um presente que o Deus "Quetzalcoalt" deu a esse povo. Tão valioso para eles era o cacau que eles utilizavam as suas sementes como moeda.

O cacaueiro, conhecido cientificamente como "Theobroma cacao", derivado do grego, que significa "alimento dos deuses", é uma árvore originária da região tropical da América. A árvore é muito bonita: o tronco tem a base larga e pode alcançar 15 metros de altura. Flores vermelhas crescem ao longo dos troncos e galhos. Os frutos, bagas verdes no começo, vão ficando amarelos e quando maduros adquirem manchas. A polpa da baga, de sabor doce e agradável, contém no seu interior cerca de cinqüenta amêndoas ou sementes.

O cacau é colhido após finalizar o ciclo de maturação. Elimina-se então a casca e separam-se a polpa e as amêndoas. Na fase inicial de industrialização as amêndoas são submetidas a um processo de fermentação que dura cerca de 9 dias. Depois elas são lavadas para eliminar os restos de polpa. Em seguida, as sementes são deixadas ao sol para secarem. A seguir o cacau é torrado e moído, formando uma pasta chamada "massa de cacau". Com essa pasta são fabricados todos os produtos derivados do cacau, que se dividem em 2 grupos:

- Manteiga de cacau e chocolate em pó

- Chocolate em barra: uma mistura de massa de cacau, manteiga, açúcar refinado, e dependendo da variedade que se quer obter, leite e outros ingredientes. Depois de pronta a mistura é prensada em barras.

O chocolate é um alimento altamente energético, pois possui grandes quantidades de gorduras e de carboidratos, além disso, contém grandes quantidades de cafeína.

Mas ele também tem suas vantagens, como por exemplo: é um estimulante do sistema nervoso. A cafeína e uma outra substância presente no chocolate, a "teobromina" são estimulantes das funções do sistema nervoso. Outra vantagem, que o faz tão querido entre as mulheres, principalmente durante a TPM, é que ele traz uma enorme sensação de bem estar e de prazer, isso devido à presença de triptofano, que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por estas sensações. O efeito estimulante e calmante do chocolate pode ser conseguido com um consumo moderado deste alimento. O segredo está na moderação, pois se consumido em excesso ele pode favorecer o aumento de peso, a irritabilidade e pode até prejudicar o sono.

Para não correr o risco de abusar confira a tabela de calorias de chocolates que se encontra no link "tabelas".
 
Graziela Souza Brochim
Nutricionista
 
Doença celíaca
Lista de alguns alimentos industrializados sem glúten
Os benefícios da prática de atividades físicas
Alimentos para combater o mau humor
Dê uma ajudinha ao seu intestino
Café da manhã para beneficiar seu coração
Chocolates
 
 
 
 
 
Pense Magro - pensemagro@pensemagro.com.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Tudonanet