Home
Como emagrecer no inverno!
Compulsão,vício por doces!
Emagrecer usando sua imaginação!
Laudo para cirurgia bariátrica
Livro Pense Magro - Judith Beck
Pensemagro
Depoimentos
Orientação on-line !
Pense Magro
Quem Somos
A profissional
História de Sucesso - Rejane Sbrissa
Tabelas
Obesidade
Cirurgia Bariátrica,quando o que se perde é mais que apenas peso.
O que é?
Você sofre de obesidade?
Obesidade Infantil
Obesidade na Adolescencia
Nutrição
Disturbios Alimentares
Você se Conheçe?
Auto Imagem
Fome Fisica x Fome Emocional
Como Emagrecer
Diabetes
Orientação Nutricional
Testes
Adolescentes
Pronto para Manter o Peso?
Sua Auto Imagem
Você se conhece?
Receitas Pense Magro
Fale Conosco
 
Orientação Nutricional - Osteoporose
Osteoporose
 
Nosso esqueleto é formado por mais de 200 ossos, os quais são muito importantes, pois são responsáveis por nossa rigidez, sustentação e forma, além de proteger nossos órgãos, principalmente coração, pulmões e cérebro.

Quando desenvolvemos osteoporose ocorre um enfraquecimento dos nossos ossos.

Nosso esqueleto é constituído por células chamadas "Osteócitos", estas células são circundadas por um material mineral duro, chamado "Cristal de Hidroxiapatita", composto por cálcio e fósforo.

Nutrientes são constantemente liberados para os nossos ossos através dos vasos sanguíneos.

E, constantemente sofremos uma "Remodelação óssea", que é um processo contínuo de destruição de um osso velho e construção de um novo osso. Quando o nosso osso está velho, ele é destruído pela ação de células, chamadas "Osteoclastos", e assim pequenos buracos se formam. Esses buracos são reparados por células chamadas "Osteoblastos".

O cálcio e outros minerais são responsáveis pelo endurecimento dos ossos, aumentando, assim, sua densidade.

A osteoporose é um desequilíbrio entre o trabalho das células de destruição e de construção dos ossos.

As células de destruição, Osteoclastos, trabalham num ritmo acelerado, enquanto que as células de construção, Osteoblastos, trabalham num ritmo mais lento. Com isso o osso perde mais cálcio (um dos seus principais minerais) do que ganha.

Sabemos que alguns fatores estão mais associados a maiores riscos de desenvolvimento da doença.

A mulheres, por exemplo, tem um risco 4 vezes maior de desenvolver a doença do que os homens, isso se deve a diminuição dos hormônios femininos após a menopausa. Mas isto não descarta a possibilidade de homens desenvolverem a osteoporose.

A cor branca ou asiática, a estrutura de corpo pequena e a herança familiar também são fatores de risco para o surgimento da osteoporose.

A prevenção da doença deve começar na infância, através da alimentação. E para isso o leite e seus derivados são nossos aliados mais fortes nessa luta. O leite e seus derivados são os alimentos com maior quantidade de cálcio, além de serem ricos em proteínas que ajudam na construção óssea.

A vitamina D também nos ajuda, pois ela dá um empurrãozinho para que o cálcio seja absorvido. Ela pode ser conseguida através da exposição solar, até às 10:00h ou após as 16:00h. Também é encontrada na gema de ovo, nos peixes e em algumas hortaliças e legumes.

A atividade física também entra neste combate. Os exercícios estimulam os ossos a crescer. Os mais indicados são aqueles em que o corpo sofre impacto e os músculos suportam cargas, mas devem ser sempre supervisionados por um profissional capacitado.

Todas essas medidas devem começar especialmente antes do 30 anos, idade em que atingimos nosso pico de massa óssea, após está fase tanto mulheres como homens podem começar a desenvolver uma gradual perda de massa óssea.

Após os 30 anos os cuidados permanecem, mas no sentido de evitar grandes perdas ósseas.

Portanto, cuidado. A osteoporose é uma doença silenciosa, se você ainda não começou a se cuidar, já está mais do que na hora de iniciar sua prevenção. Afinal é melhor prevenir do que remediar.
 
 
Graziela Souza Brochim
Nutricionista
 
Pão Integral,conheça alguns benefícios
Pratos coloridos:entenda um pouco o poder das cores
Conheça um pouco mais sobre a Soja
Saiba a diferença entre Diet e Light
Osteoporose
 
 
 
 
 
Pense Magro - pensemagro@pensemagro.com.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Tudonanet