Home
Como emagrecer no inverno!
Compulsão,vício por doces!
Emagrecer usando sua imaginação!
Laudo para cirurgia bariátrica
Livro Pense Magro - Judith Beck
Pensemagro
Depoimentos
Orientação on-line !
Pense Magro
Quem Somos
A profissional
História de Sucesso - Rejane Sbrissa
Tabelas
Obesidade
Cirurgia Bariátrica,quando o que se perde é mais que apenas peso.
O que é?
Você sofre de obesidade?
Obesidade Infantil
Obesidade na Adolescencia
Nutrição
Disturbios Alimentares
Você se Conheçe?
Auto Imagem
Fome Fisica x Fome Emocional
Como Emagrecer
Diabetes
Orientação Nutricional
Testes
Adolescentes
Pronto para Manter o Peso?
Sua Auto Imagem
Você se conhece?
Receitas Pense Magro
Fale Conosco
 
Auto Imagem - celulite e auto-estima!

 

Em primeiro lugar,o que é celulite?

Como o nome mesmo diz,é uma inflamação da celula.Pode ser causada por herança genética,sedentarismo,problemas circulatórios,alimentação inadequada,cigarro,alcool,estresse e desequilibrio hormonal.

Sem duvida alguma,é um dos principais males que afetam a estética feminina.

A celulite é um fantasma na vida das mulheres(não importando se a mulher é magra,gorda,alta ou baixa),9 entre 10 mulheres sofrem com elas e,as que ainda não tem,terão em alguma fase da vida.

A medicina estética possui um arsenal eficiente na prevenção ou combate da celulite.Porém,o principal a ser dito aqui é o dano emocional que a celulite ou outra "imperfeição" acarreta na vida de todas nós!

Hoje em dia nos é cobrado não só a magreza,mas a perfeição do corpo,mas quem foi que disse que celulite é feio,ou que devemos deixar de ir a lugares,recusar convites para ir a  praia,piscina...não tirarmos a canga...ou deixarmos de usar calças brancas e,outras roupas para que elas não se destaquem?

Ha 20 anos atras ninguem nem sabia ou se falava em celulites,a não ser em casos em que o estagio dessa doença se encontrava mais grave.

Dependendo do momento que o indivíduo vive, acaba sendo mais facil colocarmos nossa infelicidade ou felicidade até,em algum aspecto fisico que não esta dentro do esperado socialmente,no caso,a celulite!Isso pode acontecer quando estamos fragilizados, em crise, tristes, sozinhos,etc. Nessa hora, encarar o espelho e perceber que além de todos os problemas, existe mais um: o corpo. É muito duro.
Nosso cérebro entende isso e ativa mecanismos de defesa. Dessa forma, você não vê, ou minimiza o que está estampado à sua frente e, segue a vida se enganando, porém " sem" sofrer.

É exatamente isso que a mente quer: evitar o sofrimento, pois acredita que não está em condições de encarar os problemas de frente.

Também pode acontecer de o indivíduo não ver o que esta na cara, pois o cérebro realmente não registra o que está sendo visto ou dito, novamente com o intuito de proteção. Tudo porque naquele momento é impossível tomar uma atitude.

Todo esse aspecto está relacionado à questão da auto-imagem (imagem que a pessoa tem a respeito de si própria). Quanto mais distante da realidade, maior será a dificuldade em emagrecer.

Essa distorção pode ocorrer de 3 formas diferentes:

·         1. Você distorce a realidade e não vê a celulite. É o caso extremo de negação de si mesma. Age como se estivesse anestesiada para o mundo.

·         2. Você tem noção do seu corpo, mas não está preparada para mudar. Você percebe o problema e alterna suas reações, às vezes disfarça e, por outras, tenta resolver , quase sempre sem sucesso, porque falta a aceitação plena.

·         3. Você se aceita como está e se propõe a mudar: essa é a fase adequada para ter sucesso em seu tratamento. Tem consciência do seu corpo e existe a determinação para se cuidar.

Para se chegar ao 3.º estágio, é necessário melhorar a auto-estima, se assumir ,assumir seu corpo,seus contornos,seu biótipo,conhecer seu corpo e se responsabilizar por ele,não se culpar!

A culpa baixa a auto estima e auto-confiança,aí mesmo é que vc não conseguirá se cuidar...só se cuida quem se gosta,quem se conhece!

Deixar de enxergar,deixar de ir a lugares,de encontrar com pessoas,não resolve o seu problema.

Embora essa questão seja complexa, é possível ver se há distorção da realidade quando:

·         Os outros falam coisas que não batem com o que você pensa; 

·         Você se vê em vídeo e não se reconhece; 

·         Sempre subestima a quantidade e a qualidade do alimento que ingere.

Ou seja, o mundo está sempre dando dicas, basta estar atento.

O primeiro passo para a conscientização de seu corpo é despertar para o fato de que você pode estar distorcendo sua imagem corpo-real. Isso pode ser feito por alguém próximo em quem confie, por você mesmo ou por um terapeuta especializado.

Existem algumas técnicas que ajudam a recuperar a auto-imagem:

·         Você deve se desenhar e comparar com uma foto ou vídeo recentes;

·         É importante começar a sentir mais o próprio corpo, ensaboando-se com as mãos (sem esponja) durante o banho e passando hidratante, por exemplo;

·         Ver-se de corpo inteiro e nu no espelho. Olhar-se em diferentes ângulos. Focalizar os aspectos positivos facilita a auto-aceitação;

·         Pesquisar outros aspectos, além da aparência física e do peso, que sejam importantes no dia-a-dia: caráter, personalidade, profissão, etc.

Tudo isso pode parecer muita coisa a ser feita e muitos sentimentos a revisar, mas na realidade é pouco para mudar sua imagem-mental e seus comportamentos. E, então, aceitar-se.

Cuide da auto-estima, seja carinhosa consigo mesma, arrume-se melhor, não se culpe, trate-se bem.

·         Compre um creme hidratante ou óleo de banho e passe todos os dias pelo corpo todo após o banho. Isso faz com que você tenha a idéia exata do seu corpo ( ajuda na auto-imagem ) e, sinta-se bem com ele.

·         Procure ter em mente as suas qualidades.

·         Cuide sempre de sua pele e cabelos. Você vai se sentir mais cuidada e bonita, isso aumentará sua autoconfiança.

·         Arranje prazeres em sua vida, faça mais coisas de que gosta. Agrade-se!

·         A auto-aceitação é o melhor caminho para você adquirir autoconfiança. Só se cuida quem se conhece.

·         Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja. Perdoe-se e procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde. Culpar-se, xingar-se, não vai resolver este problema, só faz com que você abaixe ainda mais a sua auto-estima.

·         Comece a praticar algum esporte ou caminhada. Quando sentimos que estamos nos cuidando, nossa autoconfiança aumenta.

·         Seja mais exigente. Escolha sempre o que quer para você. Desde a alimentação até suas amizades, trabalho, passeios, etc. Você não é qualquer coisa! Você sempre tem escolhas!

·         Aprenda a dizer não! Não queira agradar a todos sempre.

·         Aprenda a se conhecer para fazer as melhores escolhas em sua vida e assim, viver bem consigo mesma. Para isso fique atenta ao que quer ou não, e ao que lhe faz bem ou não.

·         Há casos em que a pessoa precisa de ajuda profissional. Não tenha vergonha em procurar um grupo de apoio ou um terapeuta para aumentar sua autoconfiança e autoestima.

·          Não confie cegamente na opinião dos outros a seu respeito; tenha autocrítica e veja o que realmente está correto e o que você não concorda. Normalmente as pessoas com autoconfiança rebaixada sempre pensam o pior de si, sem ser verdade.

·         Você pode fazer uma lista de coisas de que gosta em você ( suas qualidades ) e colocar em algum lugar visível, e sempre que se sentir mal, com baixa auto-estima leia a listinha e retome a autoconfiança.

·         Não deixe de aceitar convites para festas e viagens por se sentir "feia" ou menos que as outras pessoas. Ficar em casa não vai ajudar e ainda vai fazer com que você se sinta pior.

·         Faça uma lista das coisas que você quer para si mesma ( em relação a seu corpo, casa, trabalho,etc,... ), em ordem de prioridades, e vá colocando em prática, tomando atitudes que vão fazer com que seus desejos se realizem. A cada vitória, sua autoconfiança cresce e se fortalece.

·         Use sempre batom, assessórios como brincos, anéis, etc., mesmo que vá ficar em casa. Não se arrume apenas para os outros e sim, principalmente para você. Isso será importante para que você sinta-se sempre arrumada e assim sua auto-estima fica sempre em um nível bom.

·         Aprenda a aceitar elogios. Pessoas com baixa autoconfiança não acreditam quando alguém as elogia. Analise o elogio e veja o que tem de verdade e que você é quem não acha.

Além disso,se vcs repararem,vcs mesmas são as pessoas mais cruéis e exigentes com a sua aparencia fisica!

Na verdade o problema esta mais dentro de voces do que fora,na celulite!O mais importante é a forma como cada uma se ve,se enxerga...é a autoestima e autoconfiança que estão baixas,a auto-imagem que voces tem de si mesmas esta distorcida!

Cuidem-se,vale muito a pena!

Testem sua auto-estima e auto-imagem no link dos testes pensemagro!

 
14 dicas para ter cabeça de magra!
Casamento engorda?
celulite e auto-estima!
Dicas para não engordar no final de semana o que emagreceu na semana.
Fracasso ,entenda como lidar com ele e reverter em sucesso!
O ciclo da autosabotagem
O risco de emagrecer rápido
Dicas para viajar nas férias e não engordar
25 dicas para não engordar demais na gravidez
A cura da Obesidade através da regressão
Arrumando o Armário
Como manter o Peso
Auto Imagem
Que tipo de gordinho (a) você é?
Porque não consigo emagrecer?
Acabe com o efeito sanfona
Vença a compulsão
Controle a fome noturna
20 dicas para você aumentar sua autoconfiança
 
 
 
 
 
Pense Magro - pensemagro@pensemagro.com.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Tudonanet