Qual impacto do perdão na saúde mental/ emocional e,na felicidade.
O que é o perdão e, como perdoar.
Na verdade, o perdão é pôr e, para nós mesmos. Perdoar não é gostar ou achar “certo” o ocorrido, o acontecido com outras pessoas em relação a você. É não carregar esse sentimento de mágoa, raiva, decepção, angústia, tristeza, dentro de nós. É aceitar o que aconteceu e te fez sentir mal, é enxergar a pessoa e/ ou situação que causou esse sentimento de outra maneira ,de forma real. Quanto mais próxima a pessoa for de nós, emocionalmente, quanto mais você se entregou a relação de afeto, mais dói, mais decepciona. Porém, analise a situação, e se for o caso, afaste- se, tenha em mente quem você é, e deixe no passado. O que o “outro” faz ou fala diz respeito a ele. Não carregue esta carga.
Perdoar envolve empatia e compaixão principalmente por si. O que sentimos é nosso, está somente dentro de nós! O outro tem os sentimentos dele.
Retire as expectativas que tinha por quem te magoou, agora você já sabe quem ele é, e não a pessoa que você esperava que fosse. E não sinta culpa alguma, não foi nada que você tenha feito ou dito que fez ele agir de forma a te magoar.
Os benefícios de quem perdoa
O perdão comprovadamente reduz estresse, ansiedade, depressão, qualidade do sono, pressão arterial e cardíaca. Melhora sua autoestima, alivia o sofrimento, sentimentos de raiva e rancor. Deixe ir às relações não saudáveis e/ou, restaure as relações danificadas. Faz experimentarmos uma maior harmonia espiritual. Perdoar impacta a longevidade.
Não pense no outro…se ele merece ou não… você merece ser feliz e, com rancor, raiva, tristeza, ninguém é.
