Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que é felicidade e como conquistá-la!

Felicidade por definição é um sentimento de satisfação consigo mesmo e com o meio em que vive. É bem-estar emocional, contentamento.  

Esse sentimento é influenciado por fatores internos e externos. É uma postura diante da vida. 

A palavra felicidade vem do latim felicitas, que significa “boa sorte” ou “felicidade”. Já a palavra felicitas deriva do adjetivo felix que significa “fértil”, “fecundo” ou “prospero” com conotação de gerar, frutificar, assim, a felicidade está relacionada a ideia dar origem a algo novo, não apenas o sentimento de bem-estar. 

A felicidade está ligada ao indivíduo, ao modo como cada um vê a vida. 

O problema é que as pessoas confundem alegria com felicidade. Acontecimentos alegres, que nos fazem bem, nos fazem sorrir, tanto vindos de um pensamento nosso, quanto de eventos externos, são momentos, ou seja, tem uma duração. E a verdadeira felicidade teria que não depender de nada e nem ninguém. Ela viria do autoconhecimento, da segurança interna, em se saber que mesmo com adversidades, ou falta de ocorrências alegres, a pessoa sabe que consegue ultrapassar qualquer desafio. Autoconfiança, segurança emocional.  

Você pode ver que pessoas diferentes, muitas vezes até irmãos, criados da mesma forma, diante dos mesmos fatos externos reagem diferentemente. ( Ex: O mesmo pneu furado pode ser a infelicidade para alguém por semanas e para outra pessoa, só uma intercorrência passageira que no máximo a atrasou um pouco para chegar a algum lugar). 

O que contribui com o modo de como cada uma enxerga a vida, tem muito a ver com o que a pessoa aprendeu desde criança, são fatores multifacetados, suas prioridades, a falta de autoestima, o como foi tratada desde a infância, aspectos da saúde mental, relacionamentos com pais, família, amizades, fatores como perdas, conflitos, abusos etc. Todos estes aspectos internos e externos contribuem para o ser humano se sentir mais feliz ou infeliz. E, também, como a pessoa lidou com as adversidades passadas, fará com que se sinta um vencedor (feliz) ou um ” coitado”, infeliz, vítima da vida. 

Relação entre felicidade e satisfação 

A relação entre felicidade e satisfação com a vida é grande, porém não são a mesma coisa. A satisfação com a vida, é uma constatação cognitiva, pensada, analisada, de que coisas boas acontecem com ela e na vida dela, teoricamente, não teria motivos em não ser feliz, porém é saber, não é sentir. Ajuda muito, mas não é sinônimo de felicidade. Esta é um estado interno, uma gratidão por ser quem é, por aprender com a vida. Felicidade tem a ver com amadurecimento emocional. 

 

Porque pesquisas mostram que os mais jovens se consideram menos felizes! 

O que contribui para que esta faixa etária não se considerarem felizes é justamente a falta de maturidade, de conhecimento e aprendizado com a vida. (Aliás o amadurecimento emocional é individual e não vem somente com a idade cronológica, pessoas podem envelhecer e não amadurecerem). Hoje em dia com muita informação disponível o tempo todo, temos a impressão de muitas chances, o que também gera muita expectativa, muito autocobrança, escolher o que quer ser e ser excelente. A rapidez com que parece que as coisas acontecem e, se não ocorre comigo, sou um fracassado. 

 Na verdade, somente as informações estão chegando rápido e muitas vezes nem verdadeiras são. O emocional de cada um, não alcança o ritmo de vida que se espera hoje em dia, causando essa sensação de infelicidade, que na verdade está mais ligada a uma sensação de incompetência e fracasso. (O que também não é real). 

Como ser feliz! 

 Aumentar a sensação de felicidade individual é se reconectar a si mesmo. Investir em autoconhecimento, descobrir o que realmente te faz feliz, sair das sugestões externas sobre o que é felicidade. Sair do que você tem que TER para ser  e ir para o que você tem que SER para se sentir feliz consigo mesmo e, consequentemente com a vida. Estar sempre no momento presente, o ansioso vive com a mente no futuro, nunca se sentindo feliz. O que vive de lembranças, passado, também não. A felicidade está em sabermos o que somos e fazemos hoje!! A felicidade sempre está no agora. Como estou sendo e fazendo agora me faz bem? Estou agindo e pensando como uma boa pessoa, trazendo meu melhor neste momento? Faça estas perguntas a si mesmo diariamente. Tenha um propósito de vida interno. Estou sendo e agindo como a pessoa que eu quero ser?  

 Momentos tristes fazem parte da vida e, não fazem uma pessoa infeliz. Mas quando a pessoa começa a somente se sentir infeliz, é bom procurar ajuda emocional. Psicóloga e, talvez um psiquiatra, pois pode estar entrando em uma depressão que é uma doença psíquica e deve ser tratada. 

Lembre-se que o mundo é sempre dual, não existe só tristeza ou só alegria, mas isso por si só não define alguém. Se você está se sentindo sempre triste, não é normal, pois tenha certeza de que também tem coisas boas acontecendo e você não está conseguindo ver. E isso deve ser tratado. 

Todos os direitos reservados © 2023 Pense Magro | Desenvolvido por Tudonanet