Se você já ouviu essas frases, talvez já tenha cruzado com alguém falso.
Às vezes, a falsidade se esconde em frases ditas com um sorriso no rosto. São palavras que parecem gentis ou até preocupadas — mas que, na prática, são um verdadeiro veneno. Segundo a psicóloga comportamental Rejane Sbrissa, esse tipo de comportamento pode ser altamente nocivo para a saúde emocional de quem convive com pessoas falsas.
“Elas usam elogios exagerados ou desconectados da realidade, puxam o saco de quem pode oferecer algo em troca e tratam mal quem não pode ‘servi-las’ em nada”, explica. “São pessoas que tentam manipular o outro com intenções egoístas e não têm interesse real pela vida alheia.” A seguir, listamos quatro frases que denunciam uma pessoa falsa e manipuladora:
1. “Ai, é brincadeira, você leva tudo a sério!”
Essa frase geralmente aparece depois de um comentário maldoso, uma crítica disfarçada ou uma ironia. A pessoa joga a provocação, mas quando percebe que causou desconforto, tenta se isentar da responsabilidade.
“Quem recorre a esse tipo de frase costuma usar o humor como arma. Machuca, mas depois se esquiva dizendo que era ‘só uma brincadeira’”, explica Rejane. “É uma forma de manipular os sentimentos do outro e distorcer a realidade, como se a pessoa ofendida fosse sensível demais.”
2. “Eu só estou falando isso porque me importo com você.”
Aqui, a crítica vem embalada em preocupação — mas, na prática, ela serve muito mais para desestabilizar do que para ajudar. Essa frase é frequentemente usada para justificar julgamentos duros, palpites invasivos ou comentários sobre decisões pessoais.
“A intenção por trás dessa fala nem sempre é genuína. Muitas vezes, é uma tentativa de controlar ou desvalorizar o outro, fingindo cuidado”, alerta Rejane. “É preciso observar o contexto: essa pessoa te apoia de verdade ou só aparece para opinar quando quer te diminuir?”
3. “Não sou de fofoca, mas…”
Quando alguém precisa se justificar antes de falar, é sinal de que sabe que está ultrapassando um limite. E se ela fala de outros para você, não tenha dúvidas: também fala de você para os outros.
“Pessoas falsas normalmente têm uma necessidade de se manter em círculos sociais às custas da confiança dos outros”, diz a psicóloga. “Fofocar é uma forma de enfraquecer laços e de parecer ‘por dentro’ de tudo. Mas na prática, só demonstra falta de lealdade e empatia.”
4. “Queria tanto ter a sua vida…”
Pode até parecer um elogio — e, em alguns casos, até é. Mas quando repetida com frequência e por uma pessoa falsa, essa frase pode esconder inveja e ressentimento. Esse tipo de personalidade nem sempre deseja o bem dos outros. Muitas vezes, elas desejam o que os outros têm.
“Falsidade e inveja andam juntas”, afirma Rejane. “Pessoas que não confiam no próprio valor tendem a se aproximar de quem tem o que elas desejam: status, dinheiro, visibilidade. São verdadeiros vampiros emocionais que se nutrem da energia dos outros, mas sem criar laços reais.”
Como se proteger de pessoas falsas
Conviver com alguém assim pode ser desgastante. Aos poucos, as conexões vão perdendo a espontaneidade e tudo começa a parecer forçado. Para evitar cair nessa, a dica da especialista é confiar na própria intuição — e nos sinais.
“Observe se o discurso da pessoa combina com suas atitudes. Veja como ela trata quem não pode oferecer nada. E, principalmente, não ignore aquela sensação incômoda que surge depois de algumas conversas. Ela costuma estar certa”, finaliza Rejane.