A ansiedade é uma emoção que faz parte de nós, que nos ajuda a perceber um perigo e nos protegermos. Está associada ao medo, que sem exageros ,ajuda em nossa autopreservação , ajuda a ficarmos vigilantes,a atingir metas .Ou seja ,ela não é a vilã da história ,mas sim, sua intensidade e a resposta emocional, psicológica que damos a esta emoção.
No mundo de hoje , somos muito cobrados e nos cobramos o tempo todo por acertar, por termos que ser bem sucedidos, excesso de informações, um chamado continuo do mundo dizendo que temos que ser felizes e etc, acaba por gerar um excesso de medo e autocobranças que nos paralizam.
A ansiedade é prejudicial psiquica e fisicamente quando nos atrapalha em nossas tarefas diárias
Como sei se estou com transtorno de ansiedade?
Os sintomas mais comuns são:
Inquietação; nervos á flor da pele;cansaço continuo;taquicardia enquanto dorme; falta de concentração; vontade de chorar a qualquer momento; irritabilidade; coceiras sem motivo; tensão muscular constante ; dificuldade em adormecer ou acordar muitas vezes a noite; oscilação de humor; insónia; pensamentos recorrentes em que algo ruim sempre esta pra acontecer. Porém,voce deve ter alguns desses sintomas há pelo menos 6 meses para ser caracterizado como TAG.
70% dos casos de ansiedade generalizada,quando não tratados levam a depressão,sindrome do pânico ou TOC ( transtorno obsessivo compulsivo)
Crise de ansiedade: Preocupação constante,não consegue deixar de pensar em problemas e,ao mesmo tempo não consegue resolver nenhum ,não ve saída, pensamentos negativos e mente cansada, desorganização de pensamentos. Em muitos casos ,pode ser tratada com psicoterapia cognitiva ,associada ou não a medicamentos ,vai depender do caso ,mas essa avaliação deve ser feita por psiquiatras e psicólogos. Uma alimentação mais saudavel,auxilia em muito o tratamento.
Crise de pânico : Tem os mesmos sintomas da crise de ansiedade mas muito agravada.Surtos abruptos; Manifestações extremas acompanhadas do medo da morte ou de enlouquecer e, sintomas fisicos como taquicardias, sudorese, tremores, formigamento, asfixia ou dificuldade em respirar, dores no corpo,que podem ser confundidas com um infarto ou um AVC.
Deve ser tratada com medicamentos,indicados e acompanhados por psiquiatra e psicoterapia cognitiva.
Alimentação correta também auxilia muito no tratamento.
Qual a diferença entre nervosismo e crise de ansiedade? No nervosismo,crise nervosa,eu tenho um motivo,alguma situação que o provocou. EX. Briga com o conjuge,birra de filho,etc.) A crise nervosa acaba quando o problema que a causou é resolvido. A crise de ansiedade é um estado continuo,muitas vezes nem conseguimos identificar uma causa específica para estarmos nos sentindo tão nervosos.
Dicas para prevenir a TAG:
Não se leve tão a sério; ria dos erros; não busque perfeição; cobre-se menos;não queira agradar a todos o tempo todo; não busque reconhecimento externo; seja leve de pensamentos; não se preocupar com o que pensam de voce; seja mais bonzinho consigo mesmo; sempre se de novas chances!