Diferença entre Alergia, Intolerância ou Hipersensibilidade Alimentar. O que são e como reconhecer se você sofre com uma delas.
Alergia Alimentar: É um fenômeno imunológico desagradável e perigoso que ocorre após a ingestão de um alimento específico. As causas das alergias alimentares são desconhecidas. Em alguns casos, uma alergia alimentar na infância pode desaparecer na idade adulta.
A alergia alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a uma substância específica presente nos alimentos.
As alergias alimentares mais comuns são:
- Leite
- Ovos
- Frutos do mar, peixes, camarão, etc.
- Amendoim, frutas secas oleaginosas
- Glúten
- Soja
Sintomas comuns incluem coceira, vermelhidão na pele, inchaço, aftas, sensação de desconforto na garganta, dor abdominal, excesso de gases, diarreia ou prisão de ventre, ardência ou queimação ao evacuar e, nas alergias mais graves, fechamento da glote, o que pode levar à morte.
Se você detectar sintomas de dificuldade em respirar após ingerir um alimento, vá ao pronto-socorro rapidamente para evitar ou tratar um choque anafilático.
Intolerância Alimentar: É um problema enzimático no organismo, uma dificuldade do sistema digestivo em digerir certos alimentos devido à falta da enzima digestiva apropriada. Por exemplo, se o seu organismo não produz lactase (o açúcar do leite), não conseguirá quebrar a molécula de lactose para transformá-la em glicose e galactose. Portanto, a pessoa sente dificuldade na digestão, gases, inchaço abdominal, mal-estar sempre que consome leite ou alimentos que contenham lactose.
É possível ter intolerância alimentar a várias substâncias. Fique atento ao seu corpo e aos sintomas sempre que se alimentar. Procure um médico e faça exames para detectar ou confirmar a intolerância.
Hipersensibilidade Alimentar: Também é uma resposta imunológica do organismo a certas substâncias encontradas nos alimentos, mas o diagnóstico é mais complicado, pois você pode entrar em contato com a substância que causa hipersensibilidade e só sentir o mal-estar dias depois, não conseguindo associar o alimento ao mal-estar. Por exemplo, hipersensibilidade ao glúten… você pode comer um pão francês no sábado e ter enxaqueca na quarta-feira seguinte, o que dificulta a associação do consumo de glúten com a enxaqueca.
Fique atento à sua alimentação e, se algum tipo de alimento causar reações desagradáveis, como dor abdominal, enxaquecas, inchaço, gases, diarreia ou prisão de ventre, erupções na pele, vermelhidão, náuseas, dores de estômago, cansaço excessivo, letargia, fadiga, falta de ar, etc., procure um médico.