O famoso gordo iô iô, aquele que engorda e emagrece sem jamais conseguir um peso estável.
O problema é que assim eles ficam cada vez mais gordos, pois com estas oscilações de peso constantes, o organismo cria maior resistência a emagrecer.
Quando a pessoa engorda o metabolismo muda e quando emagrece muda novamente, e este é o grande problema, pois com isso a pessoa pode desenvolver problemas cardiovasculares, hormonais, diabetes, hipertensão arterial, etc.
Por que acontece o efeito sanfona?
As pessoas que optam por algo drástico para emagrecer, como jejuar, alimentar-se só de líquidos por vários dias, comer apenas maçãs, etc., provavelmente não tem uma noção clara de que peso em excesso é um problema sério, uma doença e que deve ser tratada de forma equilibrada e consciente, respeitando o corpo e suas nescessidades.
Ninguém vai passar a vida toda em ”dieta”, e assim que achar que chegou ao peso desejado, voltará a comer tudo o que não comia, por ser proibido, e voltará a engordar. Daí a importancia de se ver a obesidade como doença séria e trata-la corretamente. Aceite,de uma vez por todas, que obesidade é um problema crônico, deve ser tratada pelo resto da vida, por isso tbém é que se deve mudar os hábitos alimentares e o modo de pensar em relação à comida.
Faça reeducação alimentar, cuide-se, aumente sua auto-estima, aprenda a não descontar as emoções na comida e assim emagreça e mantenha-se magra para o resto da vida. Livre-se do efeito sanfona.