- Não se auto sabote, não procrastine, não busque somente o prazer imediato! Pense no bem-estar e tenha um projeto e um propósito de vida. Se seu objetivo de vida for emagrecer, isso será uma consequência do propósito maior de ser saudável.
- Ao acordar, tenha em mente quem você é e onde deseja chegar. Renove seu projeto e seu propósito de vida, de corpo e saúde, diariamente!
- Anote tudo o que você come diariamente! Ao fazer isso, não permitirá que sua mente ou inconsciente sabotem você. Anotar mantém você consciente do que e quanto come.
- Informe-se sobre os alimentos e os melhores hábitos de saúde. Ao obter mais conhecimento sobre o que é bom para você e como funciona, poderá fazer escolhas conscientes, alinhadas com seu propósito. Você verá os alimentos de forma diferente. Apenas considerar as calorias e a estética do corpo nunca foi e nunca será suficiente para alcançar seus objetivos. Use o conhecimento como uma ferramenta para escolhas inteligentes (Intelligere – escolher dentre; perceber e saber discernir).
- Sempre dê a si mesmo novas chances. Nunca desista de você!
- Cuide de suas emoções. Não use açúcar e carboidratos simples para compensar sentimentos vazios.
- Olhe-se verdadeiramente no espelho, preferencialmente com pouca ou nenhuma roupa. Observe os detalhes que deseja modificar. Somente enfrentando a realidade, com consciência exata de sua condição, você pode efetivamente escolher mudar. Enquanto se iludir, não haverá chance de qualquer tratamento funcionar.
- A depressão não é tristeza e muito menos frescura! Cuide de si mesmo. Procure um profissional especializado!
- Fatores genéticos existem, mas não determinam o destino de sua saúde!
- A melatonina (hormônio do sono) é produzida em nosso cérebro em ambientes escuros, com pouca luz. Ela não serve para nos fazer adormecer, mas sim para acordarmos com disposição.
- A alimentação não serve apenas para saciar a fome. É através dela que fornecemos ao organismo um conjunto de nutrientes para o bom funcionamento do mesmo.
- Dormir não é perda de tempo. O sono é o momento em que ocorrem reparos mentais, cerebrais, físicos, metabólicos e hormonais. Cuide bem do seu sono!
- Não leve as adversidades da vida como algo pessoal. Veja aprendizado em tudo. A vida é inteiramente pedagógica. “Nada acontece ao homem que não seja próprio do homem”. O mundo não tem nada contra você!
- Viva mais o presente! Manter a consciência presente o livrará da ansiedade, que é o que o projeta para o futuro.
- Desenvolva sua vida interior. Não dependa do externo ou de outras pessoas para ter bem-estar. Desperte a curiosidade em relação às coisas da vida e busque sabedoria. Isso é se preparar para a vida!
- Psicologia, psicoterapia e psiquiatria não são coisas para “loucos”. Loucura é não buscar ajuda, não cuidar de si e viver mal devido a preconceitos!
- Valorize-se e reconheça suas conquistas diárias. Não se compare a outras pessoas nem compare sua vida com a de outros. A única comparação válida e saudável é entre você ontem e você hoje. Procure ser uma versão melhor de si mesmo a cada dia!
- “Não vivemos daquilo que comemos, mas do que assimilamos.” Da mesma forma, todo novo aprendizado deve ser assimilado por nós!
- Reconheça que buscar prazer não é o mesmo que ser escravo do prazer. As compulsões podem escravizá-lo, tirando o prazer.
- O autoconhecimento é essencial. Encontre um tratamento que faça sentido para você e para seu estilo de vida. Um tratamento que exija que você mude sua personalidade ou toda a sua vida não trará resultados a longo prazo.
- Lembre-se de que você não é qualquer pessoa para comer qualquer coisa de qualquer maneira. Escolha e prepare uma mesa bonita para si mesmo!
- Observe-se. Anote tudo o que come no dia a dia e saiba como cada alimento afeta você. Isso permitirá que faça escolhas baseadas em autoconhecimento. Não dependa de fatores externos ou de outras pessoas. Somente você possui informações sobre o funcionamento do seu organismo.
- Assuma a responsabilidade por sua mente, corpo e saúde. Não espere que outra pessoa faça isso por você.
- Seja como você gostaria que os outros fossem. Trate as coisas e as pessoas como gostaria de ser tratado. Comece por você!
- Desfrute de aprender coisas novas. Não use o aprendizado apenas como um meio para atingir um objetivo. Aprecie cada etapa do processo.