Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Depressão

Depressão…ela afeta a maneira como você se sente, pensa e lida com atividades diárias como dormir, comer, trabalhar e se relacionar consigo mesmo e com a vida, com as pessoas.
Para ser diagnosticado com depressão a pessoa tem que ter no mínimo 15 dias de sintomas .
Depressão não é tristeza!!! A morte de um ente querido, perda de um emprego, fim de um relacionamento e etc, são experiências difíceis, mas é totalmente normal nos sentirmos tristes. Normalmente em uma experiência de luto, perda, ficamos tristes porém essa tristeza vem em ondas, misturadas a acontecimentos bons, lembranças boas. A tristeza é pontual, tem a ver com o fato e não com sua vida toda.
Na depressão, o humor e desinteresse por qualquer coisa diminui, mesmo o que te fazia bem e deixava feliz, não faz mais.
na tristeza, no luto, a autoestima é preservada, na depressão os sentimentos de inutilidade, desvalia, auto aversão são muito comuns.
A depressão não tem uma única causa, são um componente de vários fatores, sempre!!
Os quarto principais fatores de risco como causas pra uma depressão são:
Genéticos: de 30% a 70% ,porém a genética
não determina que a depressão se instalará, é um gatilho, que pode ser ativado ou não conforme a pessoa cuide de sua saúde física e mental durante a vida.
Eventos Estressores: perdas na infância, estresse diário, como o transito nas grandes cidades por exemplo, privação de sono ( sono ruim, falta de descanso do cérebro)
Atividades diárias e substancias tóxicas: medicamentos como corticoides, antibióticos, anti-inflamatórios, uso de drogas ilícitas, álcool em excesso, são possíveis gatilhos que podem, conjuntamente com outros fatores, levar alguém a depressão.
Alimentação ruim, inflamatória pro organismo, como muito açúcar, carboidratos simples, óleos ruins, frituras, alimentos super processados, fazem com que seu organismo tenha deficiências de vitaminas e hormônios, faltando nutrientes no cérebro também, fraqueza no corpo e, assim, juntamente com outros fatores, levar a depressão. E, alterações cerebrais, diminuição das conexões entre neurônios, alteração nos neurotransmissores, causando maior sensibilidade a dor física, menor motivação, menor sensação de prazer…
O quadro depressivo é uma combinação de fatores e causas!
A depressão pode afetar pessoas de qualquer idade e, até mesmo pessoas que parecem viver em circunstancias relativamente ideais (boa situação financeira, família unida, etc.)
As fases mais importantes em que ocorrem um numero maior de depressão, são nas grandes mudanças que passamos na vida. A adolescência é uma delas, mudanças no corpo, hormonais, escolha de profissão…a baixa estima, conflitos familiares, perdas afetivas, fracasso escolar são alguns sintomas que associadas ao estresse emocional podem colocar os jovens na trilha da depressão.
Sintomas comuns da depressão:
Auto isolamento
Desorganização (pela falta de energia)
Dificuldade com os auto cuidados (levantar, tomar banho, se vestir, etc.)
Sono ruim, hipersonia (dormir em excesso mas sem se sentir descansado) ou insônia.
Alimentação ruim…ou come em excesso, causando obesidade ou, fica sem comer, não tem vontade.
Desmotivação, sem interesse por nada!
Fuga de problemas, mente lenta, não consegue pensar em saídas para seus problemas. Sente-se impotente, devastado.
Culpa e auto ódio, baixa estima, baixa auto imagem.
vivem com medo, pensamentos catastróficos, coisas terríveis podem acontecer a todo momento em sua mente. Auto sabotagem, recusa oportunidades boas, coisas positivas.
Pensamentos de morte ou suicídio
Dores de cabeça constantes, problemas digestivos
Lembrando que vários sintomas persistentes, além do humor baixo, são necessários para o diagnóstico.
Tratamentos:
Medicamentos, procurar um psiquiatra, que vai tratar com antidepressivos. Estes demoram de 14 a 30 dias para realmente fazerem o efeito desejado, então é importante insistir e tomar a medicação corretamente, sem desistir nos primeiros dias por, talvez, não estar vendo melhora significativa e, não parar o remédio por conta própria, sempre com ajuda do psiquiatra.
Tratamento psicoterápico ,com um psicólogo especializado, a psicoterapia cognitiva comportamental tem sido a mais usada em casos de depressão pela sua maior eficácia comprovada.
Quanto mais cedo começar a tratar de uma depressão, mais eficaz!
A avaliação histórico médico-familiar, fatores culturais, ambientais e sintomas específicos serão levados em consideração para um bom diagnóstico. Não há duas pessoas afetadas pela mesma forma, o tratamento é individual .
A depressão tem recaída de 50% dos casos. Após a primeira crise…e, esta chance de reincidência aumenta a cada recaída, a cada nova crise. Por isso os auto-cuidados, as informações sobre a doença são muito importantes.
Prevenção:
Fique atento a sí, seus sentimentos, comportamentos, mantenha a psicoterapia, se tiver tomando medicamentos não pare sem conhecimento e ajuda de seu médico, exercite-se!! Evite o álcool (é depressor), mantenha atitude de gratidão, emoções positivas como amor, alegria, contentamento, faça coisas boas pra você, coisas que te fazem bem, como ouvir sua musica predileta, se gostar, auto estima, auto conhecimento!
Como ajudar alguém com depressão:
Informe-se sobre a doença
Ouça a pessoa sem julgamento
Entenda o tratamento, não é frescura…a dor da pessoa é real!
Ajude ativamente ,ou seja…se disponha a fazer algumas tarefas por ele como, ir buscar um filho na escola, ir a farmácia comprar o que a pessoa precisa…não adianta falar – Se precisar de algo me liga!! A pessoa não vai ligar, não vai fazer, não tem energia pra nada.
A pessoa não é depressiva, ela está depressiva…não é a personalidade dela.
Evite a culpa! Não diga a ela que ela não esta se esforçando, não esta se ajudando…que ela não valoriza o que vc faz por ela e etc.
Ofereça esperança…ela esta se tratando, vai sair dessa!
Procure ajuda própria se sentir que não está dando conta de conviver, cuidar de alguém com depressão. Converse com um psicólogo, com o médico da pessoa.
Cada quadro tem seu ritmo de melhora…importante é não desistir!

Leave a comment

Todos os direitos reservados © 2023 Pense Magro | Desenvolvido por Tudonanet