Muitas pessoas ainda confundem os alimentos diets com os lights e muitas vezes não sabem nem ao certo que eles significam. Mas para você entender um pouco melhor, leia o texto a seguir e saiba diferenciar os alimentos diets dos lights.
Os alimentos diets são aqueles:
- Alimentos para dieta com restrição de algum nutriente (carboidrato, gordura, proteína, sódio, etc.),
- Alimentos para ingestão controlada de nutrientes
- Alimentos para grupos específicos (diabéticos, cardiopatas, fenilcetonúricos, celíacos)
Quando os alimentos são para uma dieta com restrição de algum nutriente, o mesmo não pode estar presente na composição do alimento. Ou seja, quando um alimento é para quem tem restrição de açúcar, não pode haver nenhum açúcar de adição, só o já presente naturalmente no alimento.
Os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Já os com restrição carboidratos (chocolate diet, pão diet, refrigerante diet, etc.) podem conter no máximo a adição de 0,5g do nutriente por 100g ou 100ml do produto. Assim como os restritos em gorduras.
Normalmente os alimentos diets apresentam baixa quantidade de calorias, mas isso não acontece sempre, é o caso do chocolate diet, que apesar de não ter açúcar, tem muitas calorias vindas da sua alta taxa de gordura. Portanto se você precisa emagrecer, verifique a quantidade de calorias do alimento diet que você vai consumir, caso contrário você corre o risco de ingerir uma quantidade enorme de calorias.No caso do chocolate, se você não for diabético, a melhor saída e consumir o chocolate convencional, pelo menos o sabor é mais agradável.
Os alimentos lights são aqueles que apresentam uma redução de no mínimo 25% em determinado nutriente ou em calorias, comparado ao alimento convencional.
Para que o alimento tenha a quantidade de calorias reduzida, é necessário que algum nutriente que veicule calorias (proteína, gordura e carboidrato), seja reduzido. Quando ocorre a redução de qualquer nutriente que não adicione calorias ao alimento, o teor calórico do produto será igual apesar dele ser light, isto acontece em produtos com redução de sódio.
A diferença básica entre o diet e o light é que o alimento diet deve ser isento de determinado nutriente, enquanto que o light pode ter este mesmo nutriente em quantidades menores que as convencionais.
Sendo assim, os diabéticos, celíacos, cardíacos, hipertensos e fenilcetonúricos devem ter atenção ao consumir alimentos lights, pois às vezes a redução é grande o bastante para deixar o alimento isento de determinado nutriente, mas na maioria das vezes isso não acontece e é aí que mora o perigo.
Crie o hábito de ler os rótulos dos alimentos e verificar a composição nutricional dos mesmos, assim você não corre o risco de errar. E lembre-se se você pretende emagrecer o alimento só terá o efeito desejado se você consumir em quantidades adequadas, não é porque é diet que você irá comer o dobro.
Graziela Souza Brochim
Nutricionista